LEVANTAMENTO DA ESTRUTURA GEODÉSICA RELATIVA A HIDROVIA DO RIO MADEIRA (A Montante de Jirau / Sto.Antonio
Este trecho do rio Madeira também pode ser visualizado pela imágem do Google Earth anexa.
Veja as RN's pelo Google Earth anexo.
Clique nas imágens para ampliar. _ Regão da Velha Mutum-Paraná, vista para o lado contrário do rio. Lado direito, Abunã / Porto Velho Também estivemos na região da foz do Abunã, onde determinamos o nível do rio, nesta época do ano, com as águas já iniciando seu abaixamento, encontramos 93.0 m. Seguimos para o Sul, até Guajará-Mirim, onde determinamos os níveis do rio Madeira, em diveros pontos. Clique na região da foz do Abunã e em Guajará-Mirim, para ver níveis Atualizados. Veja estes níveis pela imágem do Google Earth anexa. 7) HIDROVIA DO RIO ABUNÃ Diferente do rio Madeira, que tem um grande desnível (da ordem de 25 a 30 metros) entre Guajará Mirim até a foz do Abunã, este último rio, que corta terras de muito boa qualidade, desce muito lentamente. A única pequena corredeira fica localizada a pouco mais de 20 quilômetros de sua foz - Fortalezas do Abunã(RO). Este local, um balneário turístico, com uma pequena queda d'água (de uns 7 metros), é a única obstrução. Daí, o rio tem seu curso sinuoso, por mais de 200 quilômetros até Plácido de Castro(AC), ao Sul de Rio Branco. A construção de uma Pequena Central Hidoelétrica (PCHs) com a devida Eclusa neste local, iria proporcionar a extensão da malha da hidrovia do rio Abunã por uma região considerável da fronteira internacional do Brasil com a Bolívia. 8) CONCLUSÃO Se um dia as eclusas forem construídas, teremos o aproveitamento em toda esta parte do rio Madeira. Para isto, temos necessidade da continuação destes estudos, a ser feito com o apoio geodésico planimétrico, referido ao Sistema Geodésico Brasileiro (SIRGAS), assim como o controle das altitudes referidas à Rede Altimétrica de Alta Precisão do IBGE. Entretanto é oportuno desde já, procurar as autoridades encarregadas da navegação interior - A Superintendência de Navegação Interior (SNI) da Agencia Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), para a viabilização dos dois trechos entre S.Antônio e Jirau e a montante deste, até a foz do Abunã, para possibilitar desde já sua navegação. Isto, não só serviria para confirmar sua necessidade e dar apoio político à legislação da obrigatoriedade de eclusas na construção de usinas hidroelétricas, como iria incrementar desde já, as atividades de navegação na região, colocando mais uma via de transporte na região. NOTAS sobre Eclusas 24.10.2007 "ANTAQ-DEFENDE-CONSTRUCAO-DE-ECLUSAS-RIO-MADEIRA " - SINICON 16.09.2010 "ANA vai avaliar projetos de eclusas no rio Madeira" - Intertechne 26.11.2010 "Amazônia da gente - Antaq anuncia projetos para construção de eclusas em Santo Antônio e Jirau" 20.01.2012 "Tudorondonia.com Jornal Eletrônico - Cancelamento da 3º Hidroelétrica e das eclusas" 11.09.2012 "ANA regulamenta condicionantes para canais e elcusas" - DRDH-Declaração de Reserva de Disponibilidade Hidrica (jul.2009) * Engenheiro Cartógrafo (pelo IME) e Master of Science (pela Ohio State University - US) __ wrmkkk@lncc.br *** Atualizado em 14/jan/2014 *** Vamos ver como e onde estão as UHE de Tucuruí e.Belo Monte com suas "Eclusas".
Vamos ver como e onde estão as UHE de Tucuruí e.Belo Monte com suas "Eclusas".